top of page

GT 03 - CONFLITOS, MOBILIZAÇÕES E ATIVISMOS: ETNOGRAFIAS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM DIREITOS HUMANOS, JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA
Ana Paula Mendes de Miranda (PPGA e PPGJS/UFF) anapaulamiranda@id.uff.br
María Pita (EAPyJ/UBA/AR) mariapita@gmail.com
Luciane Patricio (PPGJS/UFF) luciane.patricio@uol.com.br
Rosiane Rodrigues (PPGA/UFF – Bolsista FAPERJ Nota 10) rosiane.r72@gmail.com
Este Grupo de Trabalho busca reunir pesquisas que analisam situações de conflitos, processos de mobilização e ativismo, bem como os modos de produção de políticas públicas e as distintas estratégias de administração de conflitos relacionados à demanda por direitos em diferentes contextos empíricos. O foco nas etnografias de demandas por reconhecimento de direitos e na construção de políticas públicas está associado a possibilidade que esse enfoque pode ter de explicitar modos locais de gestão, desenvolvido pelas burocracias especializadas, com seus saberes e tecnologias de governo próprias, que podem conflitar com os discursos universalizantes dos direitos humanos. Pretende-se discutir como os descompassos entre as demandas por reconhecimento de direitos e as formas institucionais de administração de conflitos são reveladoras de dinâmicas de poder diferenciadas, conforme o público a que se destinam. Assim, pretendemos priorizar a apresentação de trabalhos que permitam problematizar as perspectivas homogêneas do Estado, nas suas atividades corriqueiras e extraordinárias, dando destaque aos seus efeitos na construção da cidadania nos diferentes contextos. Interessa também ao GT discutir pesquisas que analisem as múltiplas dimensões da administração pública no que se refere a formulação e implementação de políticas, aos sistemas de registro de informação e produção de dados, aos processos de formação de agentes estatais e políticos, as práticas do ativismo e da militância, as tecnologias sociais voltadas à inclusão social, que impactam a constituição de grupos e identidades sociais (gênero, étnico-racial, etc.) – sob uma perspectiva da tutela estatal em contraposição aos processos de autonomização social. Nos interessa analisar a atuação das burocracias estatais como uma expressão da “estatalidade” e seus efeitos na construção de identidades sociais e políticas. A proposta busca articular diferentes subprojetos de pesquisa, associados às três linhas de pesquisa do INEAC.
O GT receberá propostas de resumos entre os meses de julho-agosto, os trabalhos selecionados serão informados do cronograma de apresentação, em função de eixos temáticos. A divisão de dias dependerá da quantidade de resumos recebidos.
Prazo para envio dos resumos: até 31/08
Envios para os e-mails das coordenadoras.
[COLOCAR NO ASSUNTO DO E-MAIL: GT 03 – IX SEMINÁRIO DO INCT-InEAC]
bottom of page