top of page

GT 09 - SUJEITOS, CRENÇAS E IMAGINÁRIOS SOCIAIS: CIRCULAÇÃO DE PESSOAS, BENS E VALORES, EM PERSPECTIVA COMPARADA
Lenin Pires (UFF) leninpires@gmail.com
Luís Roberto Cardoso de Oliveira (UnB) lrco.3000@gmail.com
Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto (UFF) philu99@gmail.com
O presente Grupo de Trabalho estará recepcionando comunicações de pesquisas etnográficas que coloquem sob descrição e análise processos sociais onde, a partir da circulação de sujeitos sociais, objetos, tecnologias, discursos e valores se coloquem em perspectiva imaginários e crenças compartilhados pelos atores. Interessará ao grupo discutir eventuais relações com o ideal igualitario, tomada como um idealismo ocidental, bem como outras, inerentes a outros contextos e tradições. A partir da problematização das práticas discursivas dos atores e de suas performances em processos institucionais distintos, o grupo estará interessado em discutir as racionalidades presentes nos processos de articulação ou desarticulação entre as esferas públicas e os espaços de interação dos sujeitos sociais, buscando refletir sobre as imbricações existentes, nas sociedades estudadas, entre direito, economia, política e religião. Na mesma direção, a relação entre igualdade de tratamento, cidadania e mundo cívico também poderá ser explorada.
Dinâmica de trabalho:
Os resumos expandidos serão compartilhados com todos os participantes do GT para leitura de todos/as, bem como para propiciar o trabalho dos/as debatedores/as. Em razão da leitura prévia, o tempo de apresentação inicial dos autores será de 10 a 15 minutos, a depender da quantidade de inscritos no GT. O objetivo será priorizar o debate e a troca com o/a debatedor/a e entre todos os participantes.
Importante:
Somente serão realizadas comunicações e debatidos trabalhos que tenham sido apresentados previamente através de resumos expandidos.
Prazo para envio dos resumos expandidos: 25/09
Importante: somente serão aceitos resumos expandidos.
Sobre os resumos expandidos
Os resumos expandidos devem ser enviados em .pdf, devendo ter entre 5 e 7 laudas, fonte Times New Roman 12, entrelinhado 1,5; informando com título do resumo, autoria, instituição e a qual subprojeto do InEAC está vinculado.
bottom of page